Dando continuidade ao artigo anterior, será abordado o monitoramento do Middleware CRM. A replicação do Middleware é realizada através do envio de pacotes denominados BDocs.
O envio de BDocs é controlado através de filas de saída (Outbound Queues) e filas de entrada (Inbound Queues).
Eventualmente, durante o processo de replicação podem ocorrer erros, devido à inconsistências nos dados-mestres, instabilidade no ambiente ou até mesmo bugs provenientes de novas funcionalidades
que foram implementadas.
Seguem abaixo algumas transações standard utilizadas no monitoramento do Middleware:
SMQ1: Monitoramento das filas de saída.
SMQ2: Monitoramento das filas de entrada.
SMW01: Monitoramento de BDOCs
SMW02A: Monitoramento de BDOCs: agrupa mensagens de BDOCs do mesmo tipo.
Transação SMW01
A transação SMW01 é muito importante para o monitoramento e tratamento de erros do Middleware CRM.
Na figura a seguir estão sendo filtrados os BDocs do tipo BUPA_MAIN (Parceiro de Negócios) que estão com erros na data atual:
SMW01: Monitoramento e tratamento de erros
Os BDocs BUPA_MAIN de erro são exibidos. A coluna BDoc State Description exibe o status atual do BDoc, a coluna BDoc Type exibe o tipo, o Sender Site é a origem do BDoc
(A origem OLTP significa que o BDoc veio do CCS, se estiver em branco, ele é proveniente do CRM), o Queue Name é o nome da fila utilizada para replicação e o User é o
usuário SAP responsável pela atualização dos dados que iniciaram a replicação.
SMW01: Exibição dos BDocs com erro ou não processados da data atual
Para visualizar o erro do BDoc, é necessário clicar no botão vermelho “Show BDoc Msg Errors/Receivers”, como pode ser visto abaixo. O erro está localizado na penúltima
linha: “O endereço ainda é utilizado...”, código R1 455. No tópico seguinte os códigos de erro serão explicados de forma mais detalhada.
SMW01: Visualização do erro do BDoc
Códigos de Erro BDocs
As mensagens de erro são compostas de uma classe e um código. No exemplo utilizado anteriormente na transação SMW01, a classe de mensagem de erro é a R1 e o código é o 455.
Elas podem ser visualizadas através da transação SE91, que exibe todos os locais onde o erro é tratado (programas, funções, exits, etc).
SE91: Mensagens de erro
Ao clicar na mensagem de erro e no botão Lista de utilizações, é possível visualizar onde o erro é tratado no sistema.
SE91: Mensagem Erro R1 455
Abaixo, podemos visualizar as utilizações da mensagem de erro R1 455. Esse recurso é interessante para rastrear o local no sistema onde o erro está ocorrendo e investigar
sua causa, no intuito de solucioná-lo definitivamente.
SE91: Programas onde a mensagem do erro R1 455 é exibida
Transação SMW02A
Permite filtrar os BDocs pelo tipo de erro. Geralmente essa transação é utilizada quando temos uma solução que pode ser aplicada em lote para os BDocs de erro.
Nesse caso, estamos selecionando BDocs do tipo BUPA_MAIN (Parceiro de Negócios) com o erro R1 86 (parceiro bloqueado), para que todos os BDocs desse tipo sejam reprocessados.
SMW02A: Seleção de BDocs pelo tipo de erro
Após a execução, clicar na opção Detail Analysis para visualizar todos os BDocs com o erro R1 86, conforme a tela abaixo.
SMW02A: Seleção dos BDocs com erro do tipo R1 86
Transação SMQ1
Serve para exibir as filas de saída do Middleware. No nome da fila foi utilizado o parâmetro R* para filtrar a exibição das filas contendo os BDocs a serem tratados.
SMQ1: Filas de saída do Middleware
O nome da fila (R3AUBUPA3) descreve o tipo de BDoc a ser replicado (no caso BUPA – Parceiro de Negócios) e o destino nesse exemplo é o PSC-400 (CCS Produção).
Fila R3AUBUPA3
Caso uma das filas esteja parada, será necessário abrí-la através do botão do óculos e clicar no botão do cadeado aberto para que o processo de replicação seja reiniciado.
Liberação da fila de replicação
Transação SMQ2
Serve para exibir as filas de entrada do Middleware. No nome da fila foi utilizado o parâmetro R* para filtrar a exibição das filas contendo os BDocs a serem tratados.
SMQ2: Filas de entrada do Middleware
São exibidas as filas de entrada com o tipo da fila (BUPA – Parceiro de Negócios) e o número de BDocs por fila (coluna Entradas).
Filas de entrada do tipo BUPA (Parceiro de Negócios)
De forma semelhante às filas de saída, caso uma das filas esteja parada, será necessário abrí-la através do botão do óculos e clicar no botão do cadeado aberto para que o processo de replicação seja reiniciado.
Fontes
Livro SAP CRM Middleware Optimization Guide
Autores: Thomas Schröder, Juliane Bode, Stephan Golze